XXI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO
Designação da atividade | XXI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO |
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Escola | Escola Secundária de Sá da Bandeira |
Tipologia | Projeto UNESCO |
Data de início | 9-01-2019 |
Data de término | 12-01-2019 |
Departamentos | Línguas Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 300 - Português 330 - Inglês 520 - Biologia e Geologia |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Celeste Lopes; Fátima Claudino – CNU; Júlio Rodrigues – APEEESSB; Marina Santos; Natividade Gomes – Coordenadora |
Público-Alvo | 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 10º H / 10º I / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 11º H / 11º I / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / 12º G / 12º H / TAS1 / TD1 / TAS2 / TEI2 / TD2 / TAS3 / TER3 / TGD3 / TEI3 |
Breve Descrição | Tema: QUE OCEANOS QUEREMOS NO FUTURO? Destinatários: Alunos do Ensino Secundário de Escolas Associadas da UNESCO Valores a promover: Cooperação Desenvolvimento sustentável Diálogo intercultural Direitos Humanos Educação para a cidadania Ética Preservação de patrimónios Respeito pelo outro Solidariedade Objetivo geral: Aprofundar os conhecimentos sobre o Oceano e propor estratégias para divulgar informação tendo em vista a sustentabilidade dos mares desde a superfície até às zonas abissais. Atividades a realizar pelas escolas participantes 1. Desenvolvimento de um projeto de acordo com o tema geral. 2. Resumo da comunicação, até vinte linhas, na língua materna e/ou em inglês. 3. Resumo da comunicação, até duas páginas A4, em inglês. 4. Um poster da comunicação, em inglês em formato A3 (420x297 mm). 5. Apoio visual (Power Point ou vídeo) da comunicação oral. Se a comunicação for apresentada na língua materna, o apoio visual deverá ser legendado em inglês. 6. Participação na exposição: "As cores do oceano nas quatro estações do ano". Serão aceites até quatro trabalhos de: • Fotografia • Pintura / Desenho • Escultura em que sejam reutilizados plástico e / ou outros materiais contaminantes do oceano. Nota: As fotografias serão enviadas por correio eletrónico; os trabalhos de pintura e de desenho podem ser digitalizados e enviados por correio eletrónico ou os originais enviados por correio postal. As esculturas poderão ser enviadas por correio postal ou trazidas em mão pelos participantes. Atividades a realizar pelos participantes durante o Encontro Apresentação de um trabalho de pesquisa Participação em colóquios e debates Trabalho individual e em grupo Visitas de Estudo Dinamização de atividades culturais Atividades paralelas: • Exposições o Biblioteca: “O mar na literatura - da Antiguidade à atualidade, da erudição à poluição" o Átrio da Biblioteca pósteres das comunicações trabalhos de participantes: “As cores do oceano nas quatro estações do ano” • Feira - Átrio da Biblioteca: Produtos de agricultura biológica e artesanato Vistas de estudo: • Oceanário de lisboa • Mosteiro dos Jerónimos – visita guiada • Torre de Belém |
Articulação com o Projeto Educativo | Melhorar os Resultados Escolares Educar para a cidadania Desenvolver a Educação Inclusiva Educar para a Saúde, para o Ambiente e para a Cultura |
Objetivos | - Utilizar ferramentas educativas, científicas e tecnológicas por forma a inspirar a Comunidade Educativa para a utilização do mar e dos seus recursos de forma sustentada. - Propor soluções e desenvolver práticas alternativas, de modo a aumentar a capacidade de recuperação e a resiliência dos seres e dos ambientes marinhos perante a atual, e agressiva, multiplicidade de fatores antrópicos adversos. - Sensibilizar para a necessidade de regressar ao uso sustentável do Oceano e das vantagens que daí advirão para todo o Planeta. |