XXI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

Designação da atividadeXXI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO
EscolaEscola Secundária de Sá da Bandeira
TipologiaProjeto UNESCO
Data de início9-01-2019
Data de término12-01-2019
DepartamentosLínguas
Matemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas300 - Português
330 - Inglês
520 - Biologia e Geologia
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresCeleste Lopes; Fátima Claudino – CNU; Júlio Rodrigues – APEEESSB; Marina Santos; Natividade Gomes – Coordenadora
Público-Alvo10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 10º H / 10º I / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 11º H / 11º I / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / 12º G / 12º H / TAS1 / TD1 / TAS2 / TEI2 / TD2 / TAS3 / TER3 / TGD3 / TEI3
Breve DescriçãoTema: QUE OCEANOS QUEREMOS NO FUTURO?
Destinatários: Alunos do Ensino Secundário de Escolas Associadas da UNESCO
Valores a promover:
Cooperação
Desenvolvimento sustentável
Diálogo intercultural
Direitos Humanos
Educação para a cidadania
Ética
Preservação de patrimónios
Respeito pelo outro
Solidariedade
Objetivo geral: Aprofundar os conhecimentos sobre o Oceano e propor estratégias para divulgar informação tendo em vista a sustentabilidade dos mares desde a superfície até às zonas abissais.

Atividades a realizar pelas escolas participantes
1. Desenvolvimento de um projeto de acordo com o tema geral.
2. Resumo da comunicação, até vinte linhas, na língua materna e/ou em inglês.
3. Resumo da comunicação, até duas páginas A4, em inglês.
4. Um poster da comunicação, em inglês em formato A3 (420x297 mm).
5. Apoio visual (Power Point ou vídeo) da comunicação oral. Se a comunicação for apresentada na língua materna, o apoio visual deverá ser legendado em inglês.
6. Participação na exposição: "As cores do oceano nas quatro estações do ano".
Serão aceites até quatro trabalhos de:
• Fotografia
• Pintura / Desenho
• Escultura em que sejam reutilizados plástico e / ou outros materiais contaminantes do oceano.
Nota: As fotografias serão enviadas por correio eletrónico; os trabalhos de pintura e de desenho podem ser digitalizados e enviados por correio eletrónico ou os originais enviados por correio postal. As esculturas poderão ser enviadas por correio postal ou trazidas em mão pelos participantes.
Atividades a realizar pelos participantes durante o Encontro
 Apresentação de um trabalho de pesquisa
 Participação em colóquios e debates
 Trabalho individual e em grupo
 Visitas de Estudo
 Dinamização de atividades culturais
Atividades paralelas:
• Exposições
o Biblioteca: “O mar na literatura - da Antiguidade à atualidade, da erudição à poluição"
o Átrio da Biblioteca
 pósteres das comunicações
 trabalhos de participantes: “As cores do oceano nas quatro estações do ano”

• Feira - Átrio da Biblioteca: Produtos de agricultura biológica e artesanato

Vistas de estudo:
• Oceanário de lisboa
• Mosteiro dos Jerónimos – visita guiada
• Torre de Belém
Articulação com o Projeto EducativoMelhorar os Resultados Escolares
Educar para a cidadania
Desenvolver a Educação Inclusiva
Educar para a Saúde, para o Ambiente e para a Cultura
Objetivos-  Utilizar ferramentas educativas, científicas e tecnológicas por forma a inspirar a Comunidade Educativa para a utilização do mar e dos seus recursos de forma sustentada.
-  Propor soluções e desenvolver práticas alternativas, de modo a aumentar a capacidade de recuperação e a resiliência dos seres e dos ambientes marinhos perante a atual, e agressiva, multiplicidade de fatores antrópicos adversos.
-  Sensibilizar para a necessidade de regressar ao uso sustentável do Oceano e das vantagens que daí advirão para todo o Planeta.