Aconselhamento vocacional
Designação da atividade | Aconselhamento vocacional |
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Escola | Escola Secundária de Sá da Bandeira |
Tipologia | Serviço Psicologia e Orientação |
Data de início | 3-09-2018 |
Data de término | 28-06-2019 |
Outras Estruturas | Serviço de Psicologia e Orientação |
Dinamizadores | Maria Isabel Rosa da Silva |
Público-Alvo | 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 10º H / 10º I / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 11º H / 11º I / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / 12º G / 12º H / TAS1 / TEI1 / TD1 / TAS2 / TEI2 / TD2 / TER2 / TAS3 / TER3 / TGD3 |
Breve Descrição | - Aconselhamento na área vocacional para alunos do ensino secundário através de entrevistas de atendimento individual ou em pequeno grupo, havendo também casos de alunos em que o atendimento é feito em conjunto com o respetivo Encarregado de Educação. Poderão ser abordados os seguintes aspetos, de forma casuística, de acordo com as necessidades dos alunos: - Conteúdo funcional das profissões; - Saídas profissionais e mercado de trabalho; - Caraterísticas psicológicas exigidas nos cursos/profissões; - Diploma e duração dos cursos; - Estabelecimentos de ensino; - Provas de ingresso exigidas/pré requisitos; - Escolha de exames e repercussões no acesso ao ensino superior; - Ensino público/privado; - Preferência regional / concursos locais; - Currículo dos cursos; - Processo de candidatura / calendarização /nº de vagas; - Nota do último colocado (nota mínima de entrada); - Cálculo da nota de candidatura (fórmula a aplicar); - Apoios sociais / bolsas de estudo / bolsas de mérito; - Pós graduações. |
Articulação com o Projeto Educativo | Melhorar os Resultados Escolares Educar para a cidadania Mobilizar Pais e Encarregados de Educação Potenciar o Papel Estratégico dos Serviços de Psicologia e Orientação |
Objetivos | - - Auxiliar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos como no das oportunidades profissionais. Os alunos são provenientes do ensino secundário, e pretendem informações sobre profissões, cursos superiores ou cursos pós secundários (CTeSP), para avaliar da adequabilidade do seu perfil a esses mesmos cursos e profissões. Há ainda outro tipo de casos, em que os alunos que necessitam de auxílio para avaliarem a sua situação e eventualmente ponderar sobre a decisão da mudança para uma outra de área de estudos ou curso. |