XIX Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO

Designação da atividadeXIX Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO
EscolaEscola Secundária de Sá da Bandeira
TipologiaProjeto UNESCO
Data de início11-01-2017
Data de término14-01-2017
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Línguas
Matemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas300 - Português
420 - Geografia
520 - Biologia e Geologia
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresCeleste Lopes; José Barrão; Paulo Violante; Vanda Salvaterra - Coordenadora
Público-Alvo10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 10º H / 10º I / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 11º H / 11º I / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / 12º G / TAS1 / TAS2 / TD2 / TER2 / TER3 / TGD3
Breve DescriçãoTEMA: Vamos reverter as alterações climáticas! Como?

VALORES A PROMOVER :
Cooperação
Desenvolvimento sustentável
Diálogo intercultural
Direitos Humanos
Educação para a cidadania
Ética
Preservação de patrimónios
Respeito pelo outro
Solidariedade

OBJETIVO GERAL: Consciencializar os jovens da necessidade de alteração de comportamentos individuais e coletivos, fundamentando essa necessidade no conhecimento científico e em princípios éticos.

OUTROS OBJETIVOS:
• Aprofundar o conhecimento dos desequilíbrios causados pelo aumento da temperatura a uma escala global.
• Incentivar o estabelecimento de estratégias que divulguem, junto da comunidade, a necessidade de alterar os comportamentos que põem em risco a sobrevivência da vida na Terra.
• Estimular o intercâmbio científico e o trabalho em parceria com outras escolas participantes.
• Promover o gosto pela investigação científica e pelo desenvolvimento tecnológico em bases sustentáveis.
• Reconhecer que, apesar de necessidade de “energia para todos” , e tendo em conta os desiguais níveis de desenvolvimento dos países, a sua obtenção e distribuição deve estar submetida a princípios éticos.
• Investigar as vantagens e limitações de outras fontes de energias.
• Destacar a importância da floresta no combate às alterações climáticas.


Articulação com o Projeto EducativoMelhorar os Resultados Escolares
Melhorar as Competências Pessoais e Sociais dos Alunos
Educar para a Saúde e para o Ambiente
Reforçar a Relação Agrupamento/Comunidade
Objetivos- Aprofundar o conhecimento dos desequilíbrios causados pelo aumento da temperatura a uma escala global.
- Incentivar o estabelecimento de estratégias que divulguem, junto da comunidade, a necessidade de alterar os comportamentos que põem em risco a sobrevivência da vida na Terra
- Estimular o intercâmbio científico e o trabalho em parceria com outras escolas participantes.