XIX Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO
Designação da atividade | XIX Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO |
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Escola | Escola Secundária de Sá da Bandeira |
Tipologia | Projeto UNESCO |
Data de início | 11-01-2017 |
Data de término | 14-01-2017 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas Línguas Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 300 - Português 420 - Geografia 520 - Biologia e Geologia |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Celeste Lopes; José Barrão; Paulo Violante; Vanda Salvaterra - Coordenadora |
Público-Alvo | 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 10º H / 10º I / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 11º H / 11º I / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / 12º G / TAS1 / TAS2 / TD2 / TER2 / TER3 / TGD3 |
Breve Descrição | TEMA: Vamos reverter as alterações climáticas! Como? VALORES A PROMOVER : Cooperação Desenvolvimento sustentável Diálogo intercultural Direitos Humanos Educação para a cidadania Ética Preservação de patrimónios Respeito pelo outro Solidariedade OBJETIVO GERAL: Consciencializar os jovens da necessidade de alteração de comportamentos individuais e coletivos, fundamentando essa necessidade no conhecimento científico e em princípios éticos. OUTROS OBJETIVOS: • Aprofundar o conhecimento dos desequilíbrios causados pelo aumento da temperatura a uma escala global. • Incentivar o estabelecimento de estratégias que divulguem, junto da comunidade, a necessidade de alterar os comportamentos que põem em risco a sobrevivência da vida na Terra. • Estimular o intercâmbio científico e o trabalho em parceria com outras escolas participantes. • Promover o gosto pela investigação científica e pelo desenvolvimento tecnológico em bases sustentáveis. • Reconhecer que, apesar de necessidade de “energia para todos” , e tendo em conta os desiguais níveis de desenvolvimento dos países, a sua obtenção e distribuição deve estar submetida a princípios éticos. • Investigar as vantagens e limitações de outras fontes de energias. • Destacar a importância da floresta no combate às alterações climáticas. |
Articulação com o Projeto Educativo | Melhorar os Resultados Escolares Melhorar as Competências Pessoais e Sociais dos Alunos Educar para a Saúde e para o Ambiente Reforçar a Relação Agrupamento/Comunidade |
Objetivos | - Aprofundar o conhecimento dos desequilíbrios causados pelo aumento da temperatura a uma escala global. - Incentivar o estabelecimento de estratégias que divulguem, junto da comunidade, a necessidade de alterar os comportamentos que põem em risco a sobrevivência da vida na Terra - Estimular o intercâmbio científico e o trabalho em parceria com outras escolas participantes. |