Projeto Internacional - Um universo de ciência e cultura - raios cósmicos de energia extrema
Designação da atividade | Projeto Internacional - Um universo de ciência e cultura - raios cósmicos de energia extrema |
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Escola | Escola Secundária de Sá da Bandeira |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-09-2014 |
Data de término | 1-07-2015 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 510 - Física e Química |
Outras Estruturas | Clube da Ciência |
Dinamizadores | Coordenadora - Alexandra Forte; Prof.António Pontes; Prof. Paulo Esteves; Prof.Hilda Oliveira; Prof. Filomena Pontes; Prof. Rosa Carvalho; Prof. M.ª Carmo Braz; Prof. Madalena Lambéria; Prof. Sandra Mourão |
Público-Alvo | 12º D / 12º E |
Breve Descrição | Esta proposta de atividade tem como finalidade dar continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior 2013/2014, intitulado “O Universo, um mundo a descobrir – raios cósmicos de energia extrema”, apresentando algumas alterações no seu conceito geral, uma vez que se verificou a necessidade de o tornar mais abrangente, ou seja, para além da forte componente científica incluir também uma parte cultural, uma vez que o projeto é elaborado a nível internacional. Assim, o projeto passará a intitular-se “Um Universo de Ciência e Cultura – raios cósmicos de energia extrema”. Este projeto a nível internacional pretende promover a cultura científica e a educação para a ciência e tecnologia, através de uma intervenção colaborativa com outras escolas a nível internacional (Espanha, México, Uruguai e Indonésia), pois a escola representa um meio privilegiado onde se adquirem as competências indispensáveis ao desenvolvimento dessa cultura. Para além deste trabalho colaborativo, onde os profissionais da educação tomarão parte ativa, foi estabelecida uma parceria com uma instituição ligada à ciência e à tecnologia, o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) de Lisboa permitindo, assim, realizar um trabalho que permita aos alunos obter uma visão alargada e abrangente daquilo que se pretende. Existirá ainda um contacto direto com dados reais fornecidos pelo Observatório de Astronomia Pierre Auger, situado na Argentina. Para além da vertente científica importa salientar a promoção da cidadania, pois está previsto um contacto direto com os alunos das escolas parceiras neste projeto, através das novas tecnologias e culminando num encontro presencial num dos países participantes (Portugal). Este projeto pretende ir ao encontro do preconizado no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, que refere como sendo sua visão, ou seja, a sua filosofia principal, alcançar “Uma escola que proporciona um ensino de excelência, capacitando os alunos, de forma a corresponderem às exigências de uma sociedade global e competitiva, facultando uma formação humana, cultural, científica e técnica de qualidade.” O que implica, a formação integral do individuo para permitir a sua inserção na sociedade, no mercado de trabalho e/ou o prosseguimento de estudos. Este projeto pretende ainda mobilizar os Encarregados de Educação a interagir no encontro internacional programado para maio 2015, aproximando a comunidade à escola. Por outro lado fortalece a componente interdisciplinar, pois os alunos terão de aplicar conhecimentos de Física, Química, Matemática para elaborarem o projeto, e ainda colocarem em prática os conhecimentos das línguas estrangeiras de Inglês e Espanhol para lhes permitir comunicar com os outros alunos das escolas parceiras. Por conseguinte, pretende-se consubstanciar neste projeto internacional, a missão e a visão do Projeto Educativo do Agrupamento concretizando diversos objetivos operativos, tais como: • Proporcionar experiências educativas que promovam expetativas positivas face à escola e desenvolvam atitudes favoráveis à aprendizagem; • Valorização do trabalho em equipa e o desenvolvimento do espírito de tolerância e abertura ao outro; • Proporcionar novas dinâmicas de trabalho no seio do corpo docente favorecendo a partilha, o autoquestionamento, a investigação. • Aplicar e generalizar o uso das novas tecnologias e consolidar uma cultura científica e de ensino assente numa base experimental; • Criar uma cultura de inovação com o incremento dos níveis de qualidade e de produtividade, permitindo à escola oferecer um serviço de excelência; • Permitir o contacto direto com cientistas; • Contactar com o lado prático de conteúdos lecionados em ambiente de sala de aula; • Perceber a importância das aprendizagens no contexto da construção do conhecimento; • Sentir o prazer da descoberta; Remetendo-nos ainda ao Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, em traços gerais pretende-se que, num contexto de escola que visa promover o sucesso, se cumpram os seguintes princípios: • Construir o sucesso educativo; • Aumentar a qualidade do sucesso educativo; • Reforçar o papel estratégico da escola, enquanto veículo promotor de saberes e valores; • Envolver os pais / Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos; Acreditando que dando aos alunos condições de trabalho, valorizando os seus conhecimentos prévios e as suas aprendizagens, permitindo ao aluno poder construir o seu conhecimento numa visão construtivista, logo recorrendo a uma prática letiva horizontal e inovadora, poder-se-ão alcançar os objetivos e princípios acima propostos. |
Articulação com o Projeto Educativo | Melhorar os Resultados Escolares Melhorar as Competências Pessoais e Sociais dos Alunos Mobilizar os Pais e Encarregados de Educação Potenciar a Utilização das Bibliotecas do Agrupamento |
Objetivos | - Consolidar uma cultura científica e de ensino assente numa base experimental; - Proporcionar experiências educativas que promovam expetativas positivas face à escola e desenvolvam atitudes favoráveis à aprendizagem - Valorizar a cidadania e o respeito por outras culturas. |