Projeto Internacional "O Universo, um mundo a descobrir - raios cósmicos de energia extrema"

Designação da atividadeProjeto Internacional "O Universo, um mundo a descobrir - raios cósmicos de energia extrema"
EscolaEscola Secundária de Sá da Bandeira
TipologiaOutras
Data de início16-09-2013
Data de término6-06-2014
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas510 - Física e Química
Outras EstruturasClube da Ciência
DinamizadoresCoordenadora - Alexandra Forte; Prof. FQ - Hilda Oliveira, António Pontes, Filomena Pontes, Rosa Carvalho, Paulo Esteves, M.ª Carmo Bráz, Madalena Lambéria, Sandra Mourão; Prof. MAT - Cristina Pinto
Público-Alvo12º E
Breve Descrição Projeto “O Universo, um mundo a descobrir – raios cósmicos de energia extrema”.
Esta atividade apresenta-se na forma de um projeto a nível internacional e em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, mais concretamente com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) dessa entidade. Para além desta parceria existem outras a nível internacional, cujos contactos já foram estabelecidos e poderão integrar este projeto, caso a presente proposta seja aprovada, nomeadamente: O Instituto Manuel Cañadas de Granada, aliado a mais quatro Institutos da Junta de Andalucía da região de Granada em Espanha; Liceo n.º 1 W. Young, Rio Negro, Uruguai e uma escola de Puebla no México.
Este projeto pretende promover a cultura científica e a educação para a ciência e tecnologia, através de uma intervenção colaborativa com outras escolas a nível internacional, pois a escola representa um meio privilegiado onde se adquirem as competências indispensáveis ao desenvolvimento dessa cultura. Para além deste trabalho colaborativo, onde os profissionais da educação tomarão parte ativa, foi estabelecida uma parceria com uma instituição ligada à ciência e à tecnologia (LIP) permitindo, assim, realizar um trabalho que permita aos alunos obter uma visão alargada e abrangente daquilo que se pretende. Para além do contacto direto que terão com dados reais fornecidos pelo Observatório de Astronomia Pierre Auger, situado na Argentina.
Para além da vertente científica importa salientar a promoção da cidadania, pois está previsto um contacto direto com os alunos das escolas parceiras neste projeto, através das novas tecnologias e culminando num encontro presencial num dos países participantes (Espanha).
O projeto pretende ir ao encontro do preconizado no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, que refere como sendo sua visão, ou seja, a sua filosofia principal, alcançar “Uma escola que proporciona um ensino de excelência, capacitando os alunos, de forma a corresponderem às exigências de uma sociedade global e competitiva, facultando uma formação humana, cultural, científica e técnica de qualidade.” O que implica, a formação integral do individuo para permitir a sua inserção na sociedade, no mercado de trabalho e/ou o prosseguimento de estudos.
É neste quadro de referência que se apresenta esta proposta de atividade a realizar durante o ano letivo de 2013/2014 com alunos do 12.º ano de escolaridade do Curso de Ciências e Tecnologias, sendo o Grupo de Recrutamento proponente o 510 de Física e Química.
Articulação com o Projeto EducativoReforçar o papel estratégico da escola, enquanto veículo promotor de saberes e valores
Promover a gestão articulada do currículo
Objetivos- Proporcionar experiências educativas que promovam expetativas positivas face à escola e desenvolvam atitudes favoráveis à aprendizagem; Aplicar e generalizar o uso das novas tecnologias e consolidar uma cultura científica e de ensino assente numa base experimental; Proporcionar novas dinâmicas de trabalho no seio do corpo docente favorecendo a partilha, o autoquestionamento, a investigação.