O Hortelão vai à Escola

Designação da atividadeO Hortelão vai à Escola
EscolaEscola Básica Salgueiro Maia
TipologiaOutras
Data de início16-09-2013
Data de término13-06-2014
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/Disciplinas100 - Educação Pré-Escolar
DinamizadoresEquipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade
Público-Alvo42 / 43 / 44 / 45
Breve DescriçãoO projeto de Educação Ambiental “O Hortelão vai à Escola” visa criar espaços de horta-jardim que relacionem a aprendizagem na área da horticultura com o curriculum escolar, aproximando as crianças e os jovens dos saberes da terra. A estrutura do projeto engloba duas componentes: uma de formação ambiental em contexto de sala de aula e uma componente prática que poderá decorrer na Casa do Ambiente, ou na escola, abordando os seguintes domínios ambientais: Agricultura Biológica e Compostagem.
Horta Escolar /Jardim Suspenso: Construção de uma horta/jardim biológico no recinto escolar: preparação do terreno, cultivo e manutenção da horta contará com o apoio da Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade.
Compostagem na Escola: construção do compostor para produzir composto para utilizar no Jardim Suspenso ou na Horta Biológica.
Articulação com o Projeto EducativoReforçar o papel estratégico da escola, enquanto veículo promotor de saberes e valores
Promover a gestão articulada do currículo
Capacitar para a integração na escola e na comunidade
Objetivos- criar espaços de horta-jardim que relacionem a aprendizagem na área da horticultura com o curriculum escolar.