Jogo do 24

Designação da atividadeJogo do 24
EscolaEscola Básica D. João II
TipologiaConcurso/Olimpíadas
Data de início1-09-2018
Data de término22-04-2019
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas230 - Matemática e Ciências da Natureza
DinamizadoresConceição Durão e restantes docentes do grupo 230
Público-Alvo5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / Professores
Breve DescriçãoDescrição da atividade: A atividade Jogo do 24 consiste na descoberta das operações necessárias para que com os quatros números do cartão se consiga obter “24”. Ganha os pontos do cartão o aluno que der a resposta correta, no menor tempo, explicando como o resolveu mentalmente. No Campeonato escolar do Jogo do 24, que se realizará na última semana do 2º Período, serão selecionados os 4 melhores alunos de cada turma do 5º e do 6º ano, que disputarão a melhor pontuação possível entre os alunos do mesmo ano de escolaridade. Ficarão nos três primeiros lugares os alunos que obtiverem as três melhores pontuações neste Campeonato.Os três alunos mais pontuados do 5º e 6º ano neste Campeonato serão premiados, sendo considerados os vencedores.
Objetivos: Promover o cálculo mental e desenvolver o raciocínio matemático.
Articulação com o Projeto Educativo: Melhorar os resultados escolares, promover a disciplina de Matemática, desenvolver a educação inclusiva.
Alunos envolvidos: Ao longo do ano letivo todos os alunos, do 5º e 6º ano da Escola Básica 2º e 3º Ciclos D. João II, serão estimulados durante as aulas de matemática para o Jogo do 24, sendo propostos alguns cartões para irem resolvendo na aula e/ou em casa. No dia do Campeonato Escolar só participarão 4 alunos seleccionados por turma.
Professores dinamizadores: Todos os professores do Matemática do 2º ciclo (grupo 230).
Data do Campeonato Escolar: Na última semana do 2º Período (previsto para 3 e 4 de abril de 2019) em horário a combinar. Será definido uma hora para o 5º ano e outra para o 6º ano.
Articulação com o Projeto EducativoMelhorar os Resultados Escolares
Desenvolver a Educação Inclusiva
Objetivos- Promover o cálculo mental
- Desenvolver o raciocínio matemático