Palestra: “DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO”

Designação da atividadePalestra: “DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO”
EscolaEscola Secundária de Sá da Bandeira
TipologiaServiço Psicologia e Orientação
Data de início5-02-2018
Data de término5-02-2018
Outras EstruturasServiço de Psicologia e Orientação
Dinamizadores IMS - Escola de Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa), com a organização das técnicas do SPO Isabel Silva e Sílvia Fróis
Público-Alvo12º B / 12º C / 12º F
Breve DescriçãoA palestra está subordinada a uma temática muito atual e pertinente, alguns dos aspetos a abordar são os seguintes:
Hoje em dia existe uma enorme quantidade de dados a ser gerada a cada minuto que passa. Existem inúmeras fontes de dados e inúmeros dispositivos a transmiti-los.
Passámos, em algumas décadas, de uma situação de escassez de dados para um novo enquadramento caracterizado por um excesso de dados disponíveis. Contudo a sofisticação técnica na captura e armazenamento destes dados não tem paralelo na capacidade de transformar esses dados em informação utilizável, capaz de promover a criação de valor. Existe, portanto, um potencial desaproveitado de informação extremamente rico para suportar os processos de tomada de decisão.
Serão apresentados conceitos tão relevantes e tão em voga como Big Data, Business Intelligence, Data Mining e Web Analytics.
Articulação com o Projeto EducativoPotenciar o Papel Estratégico dos Serviços de Psicologia e Orientação
Reforçar a Relação Agrupamento/Comunidade
Objetivos- Sensibilizar os estudantes para áreas de estudo e de trabalho muito promissoras, que se encontram num crescimento exponencial.