XVI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO
Designação da atividade | XVI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS CIENTISTAS DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO |
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Escola | Escola Secundária de Sá da Bandeira |
Tipologia | Outras |
Data de início | 8-01-2014 |
Data de término | 11-01-2014 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 420 - Geografia 520 - Biologia e Geologia |
Outras Estruturas | Biblioteca Órgão de Gestão |
Dinamizadores | PROFESSORES:Celeste Lopes; José Braz Barrão; Paulo Violante; Rosária Campos; Vanda Salvaterra - Coordenadora |
Público-Alvo | Comunidade / Intercâmbio |
Breve Descrição | 2014: ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR TEMA: "Alimentar o Mundo Respeitando a Terra" Destinatários: Alunos do Ensino Secundário de Escolas Associadas da UNESCO VALORES A PROMOVER: - Cooperação - Desenvolvimento sustentável - Diálogo intercultural - Educação para a cidadania - Ética - Preservação de patrimónios - Direitos Humanos - Respeito pelo outro CALENDARIZAÇÃO: 8 – 11JAN2014 ESQUEMA CONCEPTUAL: 1. De acordo com vários autores, entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, usando como mão-de-obra, essencialmente, o núcleo familiar. Em contraste, a agricultura patronal utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes. 2. Considerando que a agricultura familiar é : • importante para a produção sustentável de alimentos e que pode desempenhar um papel relevante na segurança alimentar e na redução da pobreza; • muito mais que um modelo de economia agrária, é uma unidade nuclear para a gestão ambiental da Terra e a biodiversidade; • culturalmente importante para cada povo; • um pilar fundamental do desenvolvimento integral de todas as nações. 3. E, ainda, que: • mais de 3 000 milhões de pessoas vivem em zonas rurais e que, destas, 2,5 mil milhões são mulheres e homens que se dedicam à agricultura; • a deterioração progressiva dos rendimentos da agricultura tem efeitos sobre as economias rurais causando o desaparecimento de muitas unidades familiares devido às migrações para as cidades. 4. A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 2014 como Ano Internacional da Agricultura Familiar. 5. Crê, a Assembleia-Geral, que esta celebração pode criar uma oportunidade, no médio e longo prazo, para o desenvolvimento próspero e sustentável das zonas rurais, em especial nos países em desenvolvimento. OBJETIVOS: • Sensibilizar para a importância da agricultura familiar nas suas vertentes social e económica: • produção sustentável de alimentos; • obtenção de segurança alimentar; • erradicação da pobreza; • Reconhecer a importância dos programas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) com vista ao Desenvolvimento Sustentável e à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. • Estimular a formulação de propostas, cientificamente fundamentadas, quanto ao papel que a agricultura familiar tem, através da utilização de variedades adaptadas às condições mesológicas, na manutenção da biodiversidade e no equilíbrio dos recursos hídricos. • Reconhecer a importância da solidariedade intergeracional, aliada a novos conhecimentos técnicos e científicos, para a manutenção ou criação de boas práticas. • Sensibilizar para estímulo que as redes de comercialização de alimentos (v. g. “Comércio Justo”) e os consumidores podem dar aos pequenos produtores. • Incentivar o intercâmbio de experiências e conhecimentos. • Facilitar o trabalho em parceria com outras escolas participantes. • Aprofundar, partindo da realidade que rodeia os jovens, a metodologia do trabalho de projecto identificando problemas, planeando actividades, propondo soluções e promovendo mudanças. ATIVIDADES: • Apresentação, oral e escrita, de comunicações baseadas em trabalhos de pesquisa realizados nas escolas • Colóquios • Debates • Trabalho individual e em grupo • Visitas de Estudo • Actividades lúdicas e culturais dinamizadas pelos participantes • Exposições, uma delas com trabalhos de alunos COORGANIZADORES: • Comissão Nacional da UNESCO • Escola Secundária de Sá da Bandeira • Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Sá da Bandeira PARCERIAS: AVALIAÇÃO: • Questionário de opinião para ser respondido pelos participantes. • Relatório final |
Articulação com o Projeto Educativo | Reforçar o papel estratégico da escola, enquanto veículo promotor de saberes e valores Capacitar para a integração na escola e na comunidade Potenciar a utilização da Biblioteca Educar para a Saúde Valorizar a Comunicação como fator agregador do Agrupamento Promover a formação |
Objetivos | - 1. Sensibilizar para a importância da agricultura familiar nas suas vertentes social e económica: produção sustentável de alimentos, obtenção de segurança alimentar e erradicação da pobreza - 2. Reconhecer a importância dos programas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) com vista ao Desenvolvimento Sustentável e à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. - 3. Estimular a formulação de propostas, cientificamente fundamentadas, quanto ao papel que a agricultura familiar tem, através da utilização de variedades adaptadas às condições mesológicas, na manutenção da biodiversidade e no equilíbrio dos recursos hídricos |