Feira de Orientação Vocacional

Designação da atividadeFeira de Orientação Vocacional
EscolaEscola Secundária de Sá da Bandeira
TipologiaServiço Psicologia e Orientação
Data de início8-02-2017
Data de término8-02-2017
Outras EstruturasServiço de Psicologia e Orientação
DinamizadoresAssociação Inspiring Future
Público-Alvo11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 11º H / 11º I / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / 12º G / TER3 / TGD3
Breve Descrição- A organização do evento resulta de uma parceria com a "Inspiring Future", uma associação que tem como finalidade promover a capacitação dos jovens, por forma a alcançarem o seu máximo potencial para a entrada no mercado de trabalho.
Atividade A - Exposição de uma mostra de Universidades e Politécnicos destinada aos alunos do ensino secundário. As instituições de ensino superior montam os expositores no pátio da biblioteca e os alunos têm oportunidade de falar diretamente com os representantes das diferentes escolas para além de recolher material informativo sobre escolas e cursos (a maioria dos interlocutores são alunos ou professores nas próprias instituições de ensino superior).
- Atividade B - Os alunos do 12º ano assistem a palestras sobre alguns dos principais cursos na sua área de estudos, estas palestras são proferidas pelos representantes das instituições de ensino superior. Por outro lado, participam também em workshops de desenvolvimento de competências pessoais, nas áreas do acesso ao ensino superior, da tomada de decisão, da proatividade e da transição para o mercado de trabalho.
Articulação com o Projeto EducativoMelhorar os Resultados Escolares
Melhorar as Competências Pessoais e Sociais dos Alunos
Reforçar o Papel Estratégico do Serviço de Psicologia e Orientação
Reforçar a Relação Agrupamento/Comunidade
Objetivos- - Sensibilização, disponibilização de informação e preparação dos alunos para as próximas tomadas de decisão a nível académico e profissional;
- - Desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos