Encontro Internacional - Projeto "O Universo, um mundo de ciência e cultura - raios cósmicos de energia extrema"

Designação da atividadeEncontro Internacional - Projeto "O Universo, um mundo de ciência e cultura - raios cósmicos de energia extrema"
EscolaEscola Secundária de Sá da Bandeira
TipologiaVisitas de Estudo
Data de início31-05-2016
Data de término3-06-2016
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas510 - Física e Química
Outras EstruturasClube da Ciência
DinamizadoresAntónio Hermenegildo Mendonça Pontes
Público-Alvo12º C
Breve Descrição Esta atividade apresenta-se na forma de um projeto a nível internacional e em parceria com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e ainda com a colaboração do Observatório de Astronomia Pierre Auger na Argentina. Para além destas entidades envolvidas, existem parcerias internacionais a nível de escolas no âmbito do projeto supra mencionado, para efetuar um trabalho colaborativo, transversal e multidisciplinar. Fazem parte integrante do grupo de escolas parceiras, nomeadamente: Escola Secundária de Sá da Bandeira; Escola Secundária Dr. Ginestal Machado; Instituto ES Manuel Cañadas da Ordenacíon Educativa de la Delegacíon de Granada, Junta de Andalucía em Espanha; Liceo n.º 1 Mário W. Long, Young, Rio Negro do Uruguai e Escuela Secundaria CEM de Puebla do México.

A finalidade desta visita de estudo será a apresentação do projeto colaborativo no Encontro Internacional promovido pelo Instituto ES Manuel Cañadas, na localidade de Moraleda de Zafayona, Granada, onde se reunirão as escolas acima mencionadas.

Esta visita de estudo pretende promover a cultura científica e a educação para a ciência e tecnologia, através de uma intervenção colaborativa com outras escolas a nível internacional, pois a escola representa um meio privilegiado onde se adquirem as competências indispensáveis ao desenvolvimento dessa cultura. Para além deste trabalho colaborativo, onde os profissionais da educação tomam parte ativa, foram estabelecidas parcerias com instituições ligadas à ciência e à tecnologia em todos os países participantes, em Portugal contamos com a colaboração do LIP permitindo, assim, realizar um trabalho que permita aos alunos obter uma visão alargada e abrangente daquilo que se pretende.
Articulação com o Projeto EducativoMelhorar as Competências Pessoais e Sociais dos Alunos
Mobilizar os Pais e Encarregados de Educação
Potenciar a Utilização das Bibliotecas do Agrupamento
Reforçar a Relação Agrupamento/Comunidade
Promover o Diálogo Intercultural
Objetivos- Proporcionar experiências educativas que promovam expetativas positivas face à escola e desenvolvam atitudes favoráveis à aprendizagem
- Promover a literacia científica
- Promover o diálogo Intercultural