Exposição Real Bodies/Instituto Tecnológico Nuclear

Designação da atividadeExposição Real Bodies/Instituto Tecnológico Nuclear
EscolaEscola Secundária de Sá da Bandeira
TipologiaVisitas de Estudo
Data de início18-03-2016
Data de término18-03-2016
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas520 - Biologia e Geologia
DinamizadoresAlunos da Turma B, do 10º Ano de Escolaridade
Público-Alvo10º B
Breve Descrição Real Bodies traz pela primeira vez a Portugal a mais completa coleção de corpos humanos plastinados do mundo. A técnica de plastinação, inventada em 1977 pelo anatomista Gunther von Hagens, consiste na preservação de tecidos biológicos através de polímeros sintéticos, produzindo modelos de grande detalhe e rigor.
A exposição Real Bodies apresenta mais de 350 órgãos e corpos humanos, organizados de maneira a ilustrar os diversos sistemas que constituem o nosso organismo. Partindo do esqueleto e terminando no sistema nervoso, a Real Bodies pretende explicar a fisiologia humana através de corpos em posições anatómicas do quotidiano e da comparação entre órgãos saudáveis e órgãos doentes. A exposição inclui ainda uma secção dedicada exclusivamente a cortes transversais e longitudinais de corpos e uma relativa ao desporto e aos seus benefícios para o ser humano.

O Instituto Tecnológico Nuclear está integrado no Instituto Superior Técnico desde 2011, servindo de polo de investigação nas áreas da Física, da Química e da Engenharia. O ITN desfruta de um lugar de destaque a nível nacional, pois possui o único reator nuclear de investigação existente em Portugal, bem como um conjunto de infraestruturas que permitiram ao instituto efetuar pesquisa de alcance internacional.
Articulação com o Projeto EducativoPromover a Disciplina
Melhorar as Competências Pessoais e Sociais dos Alunos
Melhorar a Articulação Inter e Intradepartamental
Objetivos- * Estudar a anatomia e fisiologia humanas através de modelos exatos;* Mobilizar os conteúdos abordados na disciplina da Biologia no contexto de órgãos e sistemas reais;
- * Dar a conhecer a disciplina de radiofarmacêutica e a sua importância na medicina moderna;
- * Pôr os alunos em contacto com projetos de investigação atuais e as metodologias utilizadas pelos investigadores.