Concurso matemático Pangea

Designação da atividadeConcurso matemático Pangea
EscolaEscola Básica D. João II
TipologiaConcurso/Olimpíadas
Data de início1-03-2016
Data de término25-05-2016
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas230 - Matemática e Ciências da Natureza
DinamizadoresProfessores do grupo 230
Público-Alvo5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 5º H / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G
Breve Descrição A inscrição dos alunos é livre e gratuita, e é da responsabilidade do professor. O Conselho Executivo de cada escola deve autorizar também a inscrição no concurso uma vez que a impressão dos testes da 1ª fase (caso a escola não pertença aos distritos de Lisboa ou Porto) e o envio dos mesmos via CTT é de total responsabilidade da Escola.
O Concurso de Matemática Pangea tem dois centros: Lisboa e Porto. Caso haja um outro distrito/escola com mais de 100 alunos que passaram para a 2º fase, este distrito passa a ser mais um centro do Concurso, tendo direito à realização da prova final na própria cidade/escola.
Pangea enviará as folhas via correio electrónico (e-mail) e cada escola será totalmente responsável pela impressão das provas.A prova consiste num teste individual de 20 perguntas, com 5 níveis de dificuldade (que dependem do tempo de realização) e mais da metade (12 questões) são do nível fácil.Da 1ª fase, os primeiros 100 alunos de região país serão seleccionados para passar à fase seguinte.A Final decorrerá em lugar, data e hora a designar pela organização do concurso, nas cidades do Porto e de Lisboa, para todos os anos lectivos.A Final consiste num teste de 15 perguntas com 3 níveis de dificuldade.A cerimónia de entrega de prémios e medalhas realizar-se-á em lugar, data e hora a designar pela organização do concurso, nas cidades do Porto e de Lisboa.O concurso não é responsável pelo transporte dos alunos/professores.
Articulação com o Projeto EducativoMelhorar os Resultados Escolares
Promover a Disciplina
Melhorar as Competências Pessoais e Sociais dos Alunos
Mobilizar os Pais e Encarregados de Educação
Objetivos- • Unir e motivar através da matemática; • Fortalecer a autoconfiança dos participantes e as suas capacidades; • Mostrar as capacidades matemáticas dos participantes aos seus pais e professores, para que estas sejam continuamente reforçadas; • Fortalecer competências e incentivar o intercâmbio matemático.