XVIII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO
Designação da atividade | XVIII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO |
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Escola | Escola Secundária de Sá da Bandeira |
Tipologia | Projeto UNESCO |
Data de início | 13-01-2016 |
Data de término | 16-01-2016 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 420 - Geografia 520 - Biologia e Geologia |
Outras Estruturas | Biblioteca Órgão de Gestão |
Dinamizadores | Celeste Lopes; José Barrão; Paulo Violante; Vanda Salvaterra - Coordenadora |
Público-Alvo | 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 10º H / 10º I / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 11º H / 11º I / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / 12º G / 12º H |
Breve Descrição | Tema: Entendimento Global – que papel para os jovens cientistas? Subtemas: o As decisões do dia-a-dia estão ligadas ao estilo de vida – que alterações estão ao alcance de cada um de nós, enquanto membros de uma família? o As ações locais alteram os processos globais – na escola, por onde poderemos começar? o A mudança deve começar localmente para alcançar um nível mundial – que estratégias para alterar os hábitos da nossa comunidade? Objetivo geral: Informar os jovens da Nova Agenda para o Desenvolvimento pós-2015 e consciencializá-los da necessidade de serem dinamizadores das alterações de comportamentos tendo em vista o Entendimento Global. Objetivos específicos: • Reconhecer a necessidade de alteração de atitudes com vista à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento pós-2015. • Incentivar os jovens a serem parte ativa na adoção de medidas que conduzam ao Desenvolvimento Sustentável. • Estimular o desenvolvimento de projetos transdisciplinares usando metodologias investigativas, se possível em parceria com outras escolas participantes: identificando: • problemas comuns, planeando actividades conjuntas, propondo soluções cientificamente fundamentadas e promovendo mudanças. • Educar para a Cidadania ancorada em atitudes de solidariedade, de cooperação e de respeito mútuo e pelo Planeta. • Favorecer o diálogo entre os jovens no âmbito da Ética no uso dos recursos naturais. • Incentivar, através do contacto directo, o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os participantes de diferentes países. • Favorecer o diálogo dos jovens com investigadores. • Estimular a criatividade e o gosto pela investigação científica. |
Articulação com o Projeto Educativo | Melhorar as Competências Pessoais e Sociais dos Alunos Educar para a Saúde e para o Ambiente Contribuir para a Construção da Paz Contribuir para o Desenvolvimento Sustentável Promover o Diálogo Intercultural |
Objetivos | - Reconhecer a necessidade de alteração de atitudes com vista à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento pós-2015. • Incentivar os jovens a serem parte ativa na adoção de medidas que conduzam ao Desenvolvimento Sustentável. • Estimular o desenvolvimento de projetos transdisciplinares usando metodologias investigativas, se possível em parceria com outras escolas participantes: identificando problemas comuns, planeando actividades conjuntas, propondo soluções cientificamente fundamentadas e promovendo mudanças. |