Visita de Estudo a empresas de Laticínios e Vinhos

Designação da atividadeVisita de Estudo a empresas de Laticínios e Vinhos
EscolaEscola Secundária de Sá da Bandeira
TipologiaVisitas de Estudo
Data de início15-05-2015
Data de término16-05-2015
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/Disciplinas510 - Física e Química
DinamizadoresMaria Alexandra Forte e Armando Borges
Público-AlvoTER2
Breve DescriçãoEsta visita de estudo terá como finalidade obedecer a duas vertentes, uma cientifica, com o objetivo de os alunos verificarem "in loco" a aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula, e uma outra vertente cultural e cívica, com o objetivo de promover o conhecimento do espaço regional e nacional.

A vertente cientifica implicará a visita a locais empresariais, cujos processos de fabrico e controlo da qualidade estarão no âmbito dos conteúdos da disciplina de Controlo e Qualidade Alimentar (CQA), inserida na componente técnica do Curso de Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar. As empresas serão as seguintes: Caves do Vinho do Porto, na cidade do Porto, no âmbito dos conteúdos e objetivos dos módulos 6 - Controlo do Vinho II e módulo 7 - Controlo do vinho III. Fábrica Marinhas de manteiga e queijo em Esposende, no âmbito dos módulos 9 - Controlo da Qualidade da nata, iogurte e manteiga e módulo 10 - Controlo da Qualidade do queijo.

Quanto à vertente cívica e cultural será desenvolvida no âmbito da disciplina de Área de Integração, da componente sócio-cultural, na área temática II - a sociedade, nomeadamente no desenvolvimento do tema, a região e o espaço nacional. Será realizada uma visita a alguns monumentos da cidade do Porto.

Por motivos de calendarização da lecionação dos módulos acima descritos na disciplina de CQA, a visita de estudo só poderá realizar-se no 3.º período letivo, pois é necessário lecionar os conteúdos que irão ser abordados nas empresas a visitar, para que os alunos verifiquem a sua aplicação "in loco".


Articulação com o Projeto EducativoMelhorar os Resultados Escolares
Melhorar as Competências Pessoais e Sociais dos Alunos
Objetivos- Participar em ações de controlo no processo de fabrico de manteiga e queijo.
- Controlar ou participar em ações de controlo dos vinhos em todas as operações tecnológicas de estabilização dos vinhos.
- Observação de elementos, naturais e humanos, das paisagens. Compreender as relações da região com as regiões envolventes e o espaço nacional.